O mercado da música sertaneja em 2015 foi bastante movimentado. Muitas novidades boas, mas também grandes perdas marcaram esse ano que muitos dizem para ser esquecido. Entre as perdas, estão nomes de Inezita Barroso, José Rico e Cristiano Araújo.
Destaque também para as mulheres no sertanejo. Entre todas estão Maiara & Maraísa, Marília Mendonça, Laís, Janaynna, Bruna Viola, Paula Mattos, Mayara Prado e Paula Baluart. A nossa Rainha do Sertanejo Roberta Miranda criou um vídeo em forma de dar as boas vindas as novas vozes femininas.
O ano de 2015 também foi marcado por lançamentos de grandes discos e DVD’s. Destaques para: “Os Anjos Cantam” (Jorge & Mateus), “Acústico” (Luan Santana), “Estrada de Chão” (João Bosco & Vinícius), “Irmãos” (Victor & Leo), “Acústico – Tão Feliz” (Marcos & Belutti), “Baile do Teló” (Michel Teló) e “Novas Histórias” (Henrique & Juliano).
Alguns artistas, como em todos os anos, ganharam um destaque especial no cenário sertanejo. São eles: Pedro Paulo & Alex, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Barretto, Marília Mendonça, Maiara & Maraísa e Antony & Gabriel.
A música sertaneja dominou as rádios e blogs por todo Brasil. Vários hits como “Farra, Pinga e Foguete” (Bruno & Barretto), “Camarote”(Wesley Safadão), “Aquele 1%” (Marcos & Belutti part. Wesley Safadão), “99%” (Fiduma & Jeca part. Munhoz & Mariano), “Hoje Eu Tô Terrível” (Cristiano Araújo) e “Namora Bobo” (Thiago Brava), até as mais românticas como “Carta de Larissa” (Felipe & Ferrari), “Na Hora da Raiva” (Henrique & Juliano), “Isso Cê Num Conta” (Jeann & Julio), “Amiga Linda” (João Bosco & Vinícius), “Escreve Aí” (Luan Santana) e “Que Sorte a Nossa” (Matheus & Kauan).
Confira a retrospectiva com as principais notícias sobre o mundo sertanejo em 2015:
O primeiro mês de 2015 começou agitado. Após um acidente envolvendo o cantor Renner no final do ano de 2014, Rick usou as redes sociais anunciando a separação da dupla pela segunda vez na carreira. Rick ainda continua em carreira solo e lançou um novo disco com participações especiais, já Renner partiu para o lado gospel.
O ano também começou com perdas, Seu Avelino, pai do cantor Leonardo, tratava de um quadro de enfisema pulmonar, que se agravou bastante e casou seu falecimento. O velório e enterro aconteceram em Goiânia/GO, aonde morava com sua esposa.
O mês de fevereiro começou com a estreia internacional do cantor Gusttavo Lima em Atlanta, Newark e Revere nos Estados Unidos. Com um repertório com vários hits que são destaques por todo mundo como: “Se É Pra Beber”, “Fui Fiel”, “Balada Boa”, “Diz Pra Mim” e “Gatinha Assanhada”.
O cantor Luciano, da dupla Zezé di Camargo & Luciano, curtindo as férias em Salvador/BA, se apresentou sem o irmão em um bloco no carnaval baiano. A participação do cantor foi no show do “Rei da Sofrência”, o Pablo.
Um acidente marcou as redes sociais, o cantor Euripinho Sollo, durante uma viagem para a cidade de Osvaldo Cruz/SP, perdeu o controle de sua camionete Hilux, e capotou sete vezes para fora da pista. No carro estava o cantor e alguns integrantes de sua equipe, todos sofreram ferimentos leves.
Lucas Lucco recebeu o prêmio “YouTube Carnaval 2015”. O reconhecimento veio através do clipe da música “Vai Vendo”, que foi o mais executado durante o carnaval. Lucco concorreu com Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Cristiano Araújo e Anitta.
Uma notícia que mexeu com o sertanejo, foi a perda do cantor e compositor Fernando Paloni, que fazia dupla com seu irmão Luiz Henrique. Fernando tratava de uma leucemia e vinha passando por tratamento pós-transplante de medula óssea.
Março é um mês para ser esquecido no sertanejo, já nos primeiros dias, o Brasil ficava de luto pela morte do cantor José Rico. O Garganta de ouro se foi aos seus 68 anos de idade, com complicações no coração, rins e dores no joelho, e não resistiu após uma parada cardíaca. O dia 03 de março de 2015 será marcado para sempre para os sertanejos.
No dia seguinte da morte do cantor Zé Rico, a eterna “Dama da música Raiz”, Inezita Barroso, foi internada em São Paulo, após uma infecção urinária, no dia que completava 90 anos de vida. Poucos dias depois, foi anunciada sua morte. O sertanejo ficava em luto mais uma vez.
O mês também ocorreu pela segunda vez a separação da dupla Hugo Pena & Gabriel. Ambos partiram para carreira solo, Hugo Pena gravou um projeto intitulado “Hugo Pena e os Segundeiros do Brasil” que contou com a participação de vários sertanejos segundeiros das principais duplas do Brasil.
Jorge & Mateus inauguraram um novo pavilhão do Hospital do Câncer de Barretos. O espaço abriga o serviço de oncogenética, destinado a realizar o rastreamento através da identificação de possíveis tumores hereditários, como a busca por algumas evidências que indiquem a predisposição para a formação de um tumor no paciente.
No primeiro dia de abril, Luan Santana recebeu o prêmio “Play de Ouro” do YouTube. O cantor foi o primeiro artista brasileiro a receber este prêmio, por ter alcançado a marca de 1 milhão de inscritos em seu canal oficial.
No final do ano de 2014, houve a separação dos irmãos Gian & Giovani. No inicio deste ano, Gian anunciou parceria com o cantor Giuliano. A dupla não chegou a durar 3 meses e em abril houve mais uma separação e gravaram um DVD que não chegou a ser lançado. Algum tempo depois, o cantor Gian anunciou um novo projeto junto com o cantor Diego Faria.
A 57ª edição do Troféu Imprensa deu destaque aos sertanejos. Paula Fernandes recebeu o prêmio de melhor cantora eleita pelos jornalistas e pelo público da internet. Já o prêmio de melhor cantor, eleito pelos jornalistas, ficou com Gusttavo Lima. O cantor Luan Santana conquistou o prêmio de melhor cantor, eleito pelo público da internet.
Em abril aconteceu a perda do cantor Mangabinha, um dos fundadores do Trio Parada Dura. O cantor foi internado com complicações de diabetes e acabou falecendo vítima de um infarto.
O começo de maio foi positivo para o mercado sertanejo. Fernando & Sorocaba faturaram o prêmio “Play de Prata”, do YouTube pelos 100 mil inscritos no canal oficial da dupla.
Henrique & Juliano foram anunciados como embaixadores da 60ª Festa do Peão de Barretos. A dupla é considerada uma das principais revelações do sertanejo atual. Além disso, na participação no programa “Caldeirão do Huck”, receberam o prêmio “Disco de Ouro” por terem atingido a marca de mais de 35 mil cópias do disco “Ao Vivo em Brasília”.
O cantor Luan Santana foi o líder de vendas de discos em 2015. Até maio o cantor já havia vendido mais de 300 mil cópias do novo CD e DVD “Acústico”.
Henrique & Diego comemoram o primeiro lugar de músicas mais tocadas no país durante o primeiro semestre. O hit “Suíte 14” foi uma das músicas mais tocadas nos primeiros seis meses e contou com a participação do Mc Guimê.
Zé Mulato & Cassiano vencem o Prêmio da Música Brasileira. Criado em 1988, o evento visa premiar artistas do cenário nacional, bem como, valorizar artistas inciantes e nomes que tenham alcance regional. A dupla venceu na categoria regional como melhor dupla.
A última semana de junho comoveu a todos. A perda do cantor Cristiano Araújo abalou o Brasil inteiro. Após voltar de um show, Cristiano Araújo, sua namorada Allana Moraes, o empresário e o motorista acabaram se envolvendo em um acidente na BR-153 em Goiás. O cantor e sua namorada estavam sem o cinto de segurança, com o capotamento, Allana Moraes foi arremessada para fora do veículo perdendo a vida na hora. Cristiano foi levado ao hospital, mas acabou não resistindo aos ferimentos.
Em homenagem à Cristiano Araújo, os cantores Gusttavo Lima, Gabriel Gava, Lucas Lucco e Israel Novaes, foram para o estúdio gravar a música “Amo Até no Céu”. A letra, conta a história de um rapaz que perdeu a sua amada e a reencontra ao chegar no céu. A composição é do cantor Gabriel Gava, que era muito ligado ao Cristiano Araújo, e foi inscrita logo após o acidente do amigo.
Após 17 anos, o cantor americano Garth Brooks retornou ao Brasil e realizou um show em prol ao Hospital do Câncer de Barretos durante a famosa Festa de Peão de Barretos. O show também contou com a participação de Fernando & Sorcaba e Chitãozinho & Xororó.
Com o sucesso do projeto “Cabaré”, Eduardo Costa e Leonardo lançaram uma nova marca de cachaça. A “Cabaré”, nomeada de “extra premium”, devido ao tipo de armazenamento que recebe e ao tempo que fica envelhecendo em tonéis de carvalho, chama a atenção pela bela garrafa que vem.
Três meses após a perda de Cristiano Araújo, o irmão do cantor, Felipe Araújo lançou-se em carreira solo. O cantor lançou um EP, e dois vídeo clipes. Felipe Araújo realiza um sonho que era do irmão e de seu pai.
O Villa Mix Festival Goiânia 2015 ganhou um certificado do Guinness como maior estrutura de palco do mundo, contando com os 52,34 metros de altura e 2.788,39 metros quadrados de área total.
Ano de destaque para duetos entre artistas solos. Renato Teixeira e Sérgio Reis levaram juntos o Grammy Latino 2015 de Melhor Álbum de música sertaneja com o “Amizade Sincera II”.
Os sertanejos foram indicados em várias categorias do Prêmio Multishow 2015. As premiações foram para Lucas Lucco como melhor cantor, Luan Santana nas categorias melhor clipe e música chiclete. Concorreram também Gusttavo Lima e Paula Fernandes, mas acabaram não ganhando.
Sorocaba durante show anuncia a dupla Milionário & Marciano. O projeto intitulado como “Lendas”, conta com um repertório com sucessos de Milionário & José Rico e João Mineiro & Marciano. A turnê será iniciada no começo de 2016.
Em novembro, aconteceu a gravação do DVD “40 Anos” da dupla Matogrosso & Mathias. O novo trabalho contou com várias participações especiais Gusttavo Lima, Bruno & Marrone, João Carreiro e Zé Henrique & Gabriel.
Paula Fernandes realizou uma participação especial durante o 16º Grammy Latino 2015 em Las Vegas, nos Estados Unidos. A cantora realizou uma homenagem ao Rei Roberto Carlos, que foi escolhido como personalidade do ano de 2015. Paula Fernandes também cantou com o espanhol Alejandro Sanz.
O casamento do cantor Gusttavo Lima e da modelo Andressa Suita pegou a todos de surpresa. Sem alarde e discretos, a cerimônia reuniu familiares e amigos íntimos na casa do cantor em Goiânia/GO.
Luan Santana foi escolhido o cantor de 2015 no prêmio “Os Melhores do Ano” do Domingão do Faustão. O sertanejo leva um troféu do prêmio para casa pela sétima vez, em diferentes categorias. Com o prêmio em mãos, Luan comemorou cantando no palco sua música “Chuva de Arroz”.
Alguns dias após o casamento de Gusttavo Lima e Andressa Suita, o cantor perdeu sua mãe Sebastiana Lima, morreu durante o sono na fazenda onde morava em Presidente Olegário/MG e, apesar de não dar informações sobre a causa da morte, informa que ela sofria de problemas cardíacos.