No dia 23 de junho de 1998, há exatos 18 anos, se despedia do mundo o cantor Luiz José da Costa, mais conhecido como Leandro, da dupla sertaneja Leandro & Leonardo, responsável por hits inesquecíveis da música nacional de sua geração.
O filho do cantor, Thiago Costa tinha 13 anos quando perdeu o pai. Apesar de ainda ser um menino quando Leandro morreu, Thiago tem muitas recordações de momentos ao lado do pai. “Uma que ficará guardada sempre é que nós jogávamos muito ping-pong juntos. Era bem disputado. Apesar de meu pai jogar muito bem, eu ganhava na maioria das vezes (risos). Mas ele era bem competitivo”, relembrou Thiago em conversa com oEGO.
O rapaz, que seguiu os passos do pai na música sertaneja, ainda guarda muitos dos pertences do cantor. “Guardo muitas coisas que foram dele. A maioria dos instrumentos musicais e, em especial, uma das coisas de que ele mais gostava, que era a corrente que ele usava. Era o talismã dele”, contou o sertanejo.
Após o fim da dupla Pedro & Thiago, que formava com o primo, Thiago Costa seguiu carreira solo. “Lancei duas musicas ano passado, mas estou focado com meu trabalho nas fazendas e outros empreendimentos que temos aqui em Goiás”, contou Thiago.
Apesar da pausa, o cantor ainda sonha voltar aos palcos. “Estou parado artisticamente falando, mas a música está no sangue. Por enquanto, tenho outras prioridades. Não sei se quando voltar, voltarei solo ou com dupla. Entrego nas mãos de Deus. Quem sabe num futuro próximo estou de volta?”.
Os irmãos trabalhavam na roça, na plantação de tomates da família. Até que Leandro percebeu sua vocação para a música, e chegou a ser vocalista de uma banda chamada “Os Dominantes”, que fazia covers de músicas dos Beatles e de Roberto Carlos e teve notória iniciação na cidade de Vianópolis, interior do estado. Em 1983, Leandro abandonou a banda, e formou a dupla com seu irmão Leonardo. Pouco tempo depois, já venceram um programa de calouros da TV local, e com o dinheiro ganho no concurso foram para São Paulo gravar um álbum com tiragem de 500 cópias, que não fez sucesso. Apesar do disco não ter feito sucesso, abriu as portas para que fossem contratados por uma gravadora, na qual lançaram dois discos: “Leandro e Leonardo volume 1” em 1986, e “Leandro e Leonardo volume 2” em 1987. Até então os dois ja eram conhecidos no estado de Goiás, e no meio sertanejo.
Após o lançamento de seus dois primeiros álbuns que não tiveram uma grande relevância, eles lançaram em 1989 pela gravadora Continental, com a produção de Romildo Pereira e co-produção, arranjos e regencia do Maestro Otavio Basso, o álbum “Leandro e Leonardo Vol.3“, e com ele veio o sucesso nacional. A canção “Entre Tapas e Beijos” virou hit. O álbum contava com composições e regravações de cantores como Zezé di Camargo, um Country “Fui um Tolo” de Marcix e Mario Campanha e Roberta Miranda, . Já no ano seguinte, 1990, eles lançaram agora pela gravadora Chantecler o quarto álbum da carreira, com o mesmo nome de “Leandro & Leonardo”. Este álbum emplacou mais dois sucessos no final do ano de 1990, o hit “Pense em Mim” e a canção “Desculpe, Mas Eu Vou Chorar“. No ano seguinte, 1991 eles lançaram um novo álbum “Leandro & Leonardo Vol. 5” pela mesma gravadora, Chantecler. E com ele vieram novos hits: “Paz na Cama“, “Não Aprendi a Dizer Adeus“, “Não Olhe Assim“. No ano de 1992, a dupla lançou outro álbum com o mesmo nome dos outros, pela mesma gravadora. Este álbum rendeu a dupla um sucesso maior que o esperado, com os hits “Esta Noite Foi Maravilhosa“, e o sucesso internacional “Temporal de Amor“, escrita por Cecílio Nena, regravada mais tarde em espanhol. Em 1993, já pela Warner Music, lançaram um novo álbum, e emplacaram o hit “Mexe Mexe“.
No ano de 1994 lançaram o álbum “Leandro e Leonardo Vol. 8”, que conseguiu uma colocação nas paradas de 1994 com a canção de Piska e César Augusto “Dor de Amor Não Tem Jeito”. No nono álbum da carreira, lançado em 1995, conseguiram emplacar mais um hit, dessa vez com influências do country, a canção “Festa de Rodeio“, além da balada romântica “Eu Juro“.
E do novo álbum de 1996, “Leandro e Leonardo Vol. 10“, saiu o hit “Doce Mistério“. No 11º álbum, de 1997 lançaram o sucesso nacional “Cerveja” s e a música que dá nome ao CD “Essas Mulheres”, cujo clipe foi gravado no Japão durante a turnê da dupla, em 1997. No mesmo ano, Leandro & Leonardo participou do Festival Internacional da Canção de Viña del Mar no Chile onde foram muito bem sucedidos.
A dupla acabou no dia 23 de junho de 1998, Leandro morreu por um tipo raro de câncer no pulmão. Pouco tempo após a morte do cantor, o álbum “Um Sonhador” foi lançado, e no mesmo ano recebeu um disco de platina. Ainda nesse ano, lançaram um álbum infantil com o nome de “Só Para Crianças“, com músicas infantis clássicas como “Noite Feliz” e “Se essa rua fosse minha”.
Leonardo seguiu carreira solo. Em 2007 a Rede Globo exibiu o especial “Por Toda a Minha Vida” sobre a vida de Leandro, que contava com depoimentos de famosos como Xuxa, Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Toquinho dentre outros.
Relembre alguns sucessos da dupla abaixo.
Colaboração: EGO / Wikipédia / Sertanejo Oficial