No último domingo de maio (31), a dupla Fiduma & Jeca gravou o primeiro DVD da carreira, em São José do Rio Preto/SP. Eles estavam em casa, com cerca de 15 mil amigos presentes no parque de exposições da cidade.
O que era pra ser feito em menos de 2h, acabou se estendendo um pouco mais devido a chuva, que a cada pouco aparecia para dar uma pausa na gravação. O mais engraçado foi que a chuva não atrapalhou em absolutamente nada, com exceção do tempo de gravação. Ninguém arredou o pé do recinto de exposições, que a cada canção tocada parecia estar mais animado com a belíssima festa que a dupla estava organizando.
Quem conhecia os shows de Fiduma & Jeca chegou até se “assustar” com tamanha estrutura de palco montada. Se antes, na primeira turnê da dupla, eles não levavam nenhum LED para os shows, a situação no DVD foi totalmente revertida. A imagem que observávamos era de um palco gigante, com luzes e painéis de Led pra todo lado. A cada música, o cenário agia conforme a letra da mesma.
Eles entraram com a canção “Anjo Chapadex”, levando a galera ao delírio, e foram seguindo com as canções inéditas ao longe do DVD. O projeto foi marcado por muitas surpresas. Além da chuva, que aparecia volta e meia, as participações especiais também abrilhantaram o evento. Sem avisar ninguém, e sem divulgação alguma, João Carreiro entra no palco cantando uma bela canção chamada “Quadros” (Marco Carvalho / Rodolfo Alessi). Esse foi, sem dúvidas, o momento mais marcante e mais emocionante do projeto. Foi também uma das poucas canções repetidas durante a gravação, o que provou que a dupla estava preparadíssima para gravar o DVD, com o repertório e banda todos organizados ao máximo.
Munhoz & Mariano, outra participação do projeto, entraram cantando a faixa “99%”, uma das mais fortes do DVD, autoria de Diego Kraemer e Tiago Marcelo (eles assinam várias outras canções do disco). Possivelmente “99%” será trabalhada pela dupla. Bruninho & Davi cantaram outra canção inédita, intitulada “Que se exploda”, e César Menotti & Fabiano regravaram “Defeitos Perfeitos”, música que eles já tinham feito juntos no primeiro CD de Fiduma & Jeca, “Ao Vivo Pra Quem Veio”.
Algumas canções desse primeiro álbum de Fiduma & Jeca acabaram fazendo parte, também, do primeiro DVD da dupla. “É hoje eu chego amanhã”, “Que susto”, “Zoodstock”, “Como o cê pode abandonar eu”, “Grama Verde” e “Vestido Azul” são alguns exemplos. A única regravação de outros artistas, que também foi pro DVD, é a faixa “Porta Aberta”, da Luka, que acabou combinando perfeitamente com o timbre grave do Fiduma.
Quem esperava um DVD somente com canções animadas e bem humoradas, como a própria “Anjo Chapadex” e “Que Susto”, acabou tendo mais uma surpresa. Apesar de algumas canções realmente seguirem firme esse lado do humor, como a inédita “Chick Master” – que, a meu ver, é a canção mais GENIAL do DVD –, o grande destaque do DVD foram faixas românticas. “Depois da Chuva”, “Vou dizer o que pra você” e “Por trás das fotos” são três letras fantásticas que provavelmente se destacarão no projeto – e todas elas falam de amor.
O DVD ficou bem balanceado, entre canções românticas e animadas. O que, no meu ponto de vista, consolidará de vez o nome Fiduma & Jeca no mercado, como uma dupla que faz um trabalho muito sério e acima de qualquer outra coisa, um trabalho muito bem feito.
A produção musical do DVD ficou à cargo do Zé Renato Mioto, que também é empresário da dupla. O Zé voltou aos palcos, e participou da gravação tocando violão e guitarra. A Hit Music cuidou da direção geral do DVD, e o Junior Jacques e sua equipe captaram as imagens. Outro destaque é essa parceria do Jacques com a Hit Music, já que até agora eles não fracassaram em nenhum DVD. Aliás, com Fiduma & Jeca não foi diferente. Eles conseguiram bater todas as expectativas.
No fim das contas, aquela chuva que temia estragar a gravação do DVD, acabou colaborando para uma noite muito mais emocionante. O que nos resta é aguardar o resultado, que, sem dúvidas, será fantástico.
Colaboração: André Cruz / Blog do Andrezão