As marcas da vida de um vaqueiro se acumulam na pele e se tornam até troféu para quem vive na lida. O que Mano Walter deu a essas marcas – e às memórias da vida no sertão – foi um novo significado por meio das letras que compõe e das músicas que canta.
Engenheiro agrícola por formação e vaqueiro por “genética”, o alagoano de 31 anos se encontrou na música e, hoje, é um dos nomes mais importantes do forró, com quase 200 milhões de visualizações em um de seus clipes na internet. “Com 6 anos, meu pai já me levava para o curral e, por ser filho e neto de vaqueiros, aquilo já estava no sangue”, explica o cantor no Conversa com Bial desta sexta-feira, dia 15.
O programa, que integra uma série de quatro edições especiais sobre o ritmo, exibidos durante as quatro sextas-feiras de junho, apresenta ao público as características do trabalho de um vaqueiro e da vida no sertão, assuntos tão recorrentes nas canções de Mano Walter.
No sertão, é possível ouvir, ao longe, o “aboio” desses profissionais, que usam a voz para conduzir o gado ao curral. “O aboio serve para tocar os bois. Acho que é uma sinfonia que acalma os animais, dá tranquilidade a eles”, avalia o artista, ensinando a plateia e Pedro Bial a fazer os sons característicos desta tarefa.
Entre seus milhões de fãs, Walter tem uma admiradora que faz propaganda de sua música até nos Estados Unidos. Por meio de vídeo, a jogadora de futebol Marta faz questão de dizer o quanto gosta do trabalho do cantor, mas não mais que a própria mãe. “Conheci o Mano por causa da minha mãe, que é apaixonada por ele.
Uma vez, fiz uma festa de aniversário para ela, contratei uma banda para tocar, mas ela ficou um pouco chateada porque queria que fosse o Mano Walter”, revela a atleta antes de arriscar algumas notas em um violão.
Outro conterrâneo de Mano Walter e de Marta também tem presença garantida no ‘Conversa’: Ed Gama, humorista alagoano que faz uma homenagem ao músico ao apresentar algumas versões para a canção “Não deixo não”. Maria Bethânia, Caetano, Alcione e até Bob Esponja participam desse “show”.
O programa vai por volta das 00h20 logo após o Jornal da Globo.